segunda-feira, 3 de março de 2008

Depoimento espontâneo 02

“Quando entrei para a terceira idade, comecei a freqüentar o Centro de Convivência do Idoso central e, lá fiquei sabendo da parceria entre a Prefeitura Municipal e uma escola particular. Logo me interessei e, por influência de meus filhos e neta que já dominavam essa máquina, maravilhosa (depois fiquei sabendo que é uma máquina “burra”), que é o computador.

E foi nessa mesma época que a minha filha estava preparando a sua monografia na Faculdade de administração de empresas. Compramos a “máquina”. Foi assim que tomei conhecimento do Projeto Integrando Gerações, tendo o professor de informática como idealizador e autor, estando à frente de todo o trabalho. Ele, com todo o conhecimento e dedicação, só mais tarde fiquei sabendo que ele abraçou essa causa como voluntário.

De inicio, gostei muito do sistema: cada idoso (aluno) com um jovem (monitor de informática) e, que os monitores eram alunos que estudavam na escola e, tratando a todos os idosos com carinho e muito respeito. Me senti de volta ao passado, na escola como aluna. Tudo me alegrava, o tratamento amoroso e recíproco, principalmente pois, qual é o idoso que não fica se derretendo quando uma criança (como se fosse seu próprio neto) nos trata com carinho e igualdade? O entrosamento é total, o atendimento simples e sem formalidades, porém com muito respeito.

Para quem, como eu, que estava há anos longe da escola, foi tudo muito prazeroso. Me sinto entre amigos e apesar da diferença entre as gerações é como se fizéssemos parte de uma grande família, com os mesmos objetivos de aprender e crescer.

Esse projeto me dá a oportunidade de desenvolver meu intelecto (minhas capacidades estavam adormecidas) e de ocupar meu tempo de uma maneira proveitosa. Nesse clima de amor e fraternidade foram várias as vezes que o nosso projeto esteve concorrendo a diversos prêmios nacionais. Uma dessas alegrias foi muito grande quando ganhamos o premio no concurso Talentos da Maturidade no ano de 2004. O projeto recebeu o troféu merecido com a nossa participação e colaboração – alunos, monitores e organizadores.

Segundo o nosso professor de informática o projeto não teria ganho esse premio se não houvéssemos nós. É muito gratificante quando de uma maneira ou de outra colaboramos e somos colaborados, com uma parte, por menos que seja, para impulsionar o nosso próprio progresso intelectual e moral.

Tudo que é feito com organização e respeito, empenho e fraternidade é sempre coroado de êxito. Deus sempre nos ampara nas boas realizações para o bem do próximo. Eu, particularmente, tive muitos momentos felizes e emocionantes nesse projeto, aliás continuo tendo, mas existiram alguns que vale a pena ressaltar: na formatura da minha turma, fui escolhida para ser a oradora e graças a Deus não me saí tão mal. Com o projeto fizemos diversos passeios agradáveis e produtivos. Com muita alegria, nesses passeios, que o professor chama de aula técnica, e até um pouco surpresa constatei o antes e o agora em relação ao desenvolvimento da tecnologia.

Com esse projeto estamos constantemente recebendo benefícios e oportunidades que valem ouro. Antes de conhecer esse projeto a minha capacidade de lembrar exercitar a mente estava mais lenta, atualmente me sinto mais ativa, mais entrosada, nesses seis anos que participo. Esse projeto me proporciona a fazer o que mais gosto que é o de conviver com o próximo, de ajudar e ser ajudada, fazer amizades, além de desenvolver meu raciocínio, ocupar meu tempo com coisas úteis e que me dão prazer.

Sempre gostei de aproveitar as oportunidades que Deus me dá para aprender e crescer. Agradeço a oportunidade que esse projeto me oferece, pois isso tudo enriquece meus dias cada vez mais. Ajuda na minha realização pessoal e no exercício do convívio social. É muito gratificante pertencer ao Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade”

Constança Mota Castello, 68 anos, aluna da terceira idade, Campo Grande-MS, 2007.

0 comentários:

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total