segunda-feira, 3 de março de 2008

Depoimento espontâneo 01

“Para poder realizar um bom trabalho no projeto Integrando Gerações, foi necessário que eu me esforçasse muito.

Em vários aspectos o projeto mudou muito a minha vida, pois com ele aprendi a lidar melhor com pessoas de outras gerações, no caso, pessoas da terceira idade. Foi muito gratificante, ao final do ano, perceber que eu pude passar uma parte de meu conhecimento para alguém e saber que essa pessoa vai utilizar realmente esse conhecimento, devido ao mundo atual, onde praticamente tudo está relacionado à informática e tecnologia.

Além de eu poder passar meu conhecimento adiante, recebi em troca uma grande carga de conhecimento de uma pessoa mais experiente, com uma história de vida que é de se admirar. Além dos ganhos no sentido pessoal, fazer parte de um trabalho voluntário atualmente pesa muito nos currículos, pois uma pessoa que consegue se doar a outros é uma pessoa que tem mais facilidade de interação com o mundo ao seu redor.

Se tão somente os jovens tomassem essa iniciativa de participar de projetos e trabalhos voluntários, o mundo poderia ir se tornando cada vez melhor, pois no estado atual em que o mundo está, qualquer atitude, mesmo pequena, pode modificar a comunidade e as coisas ao seu redor. Também deveria haver um maior incentivo para a participação de jovens em projetos sociais, havendo assim uma integração de gerações, classes, etnias, o que faz com que toda a comunidade acabe ganhando, pois assim haveria pessoas capazes de lidar com as diferenças e seriam capazes de não só enxergar a si mesmas, mas também todo o contexto que a cerca.

Além de todas essas vantagens de quando se participa de um trabalho voluntário, ainda se é trabalhado o respeito, a união, a paciência e muitas vezes, no meu caso, passamos a dar um valor maior à vida porque ainda somos jovens e percebemos que pode ser feito muitas coisas para que o mundo seja melhor, através de nosso conhecimento e capacidade.

Se, pelo menos, os jovens de hoje tivessem essa consciência, que nós temos o poder de mudar o mundo através de um pequeno gesto como fazer parte de um trabalho voluntário, como é esse projeto, a vida se tornaria muito melhor para todos. Quando passamos nosso conhecimento de informática a uma pessoa idosa, estamos fazendo com que ela venha a fazer parte do nosso mundo, do nosso novo jeito de viver, usando computadores para poder estabelecer comunicação com pessoas de qualquer parte do mundo e também podemos fazer com que eles enxerguem o mar de possibilidades que há na internet, como pesquisar coisas para ajudar no dia-a-dia ou enviar e-mails para parentes que estão distantes e muitas vezes até mesmo encontrar alguém que não se via há anos.

Participar do projeto é uma experiência única e inesquecível que eu aconselho a todos, não só jovens, mas adultos ou qualquer pessoa que tiver oportunidade de desenvolver ou participar de um trabalho voluntário.”

Camila Dequech de Oliveira, 16 anos, monitora de informática, Campo Grande-MS,2007.

0 comentários:

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total