quarta-feira, 16 de abril de 2008

Depoimento espontâneo 12

“Conheci o Projeto Integrando Gerações, no ano de 2004 através do Centro de Convivência do Idoso que é um órgão de assistência aos idosos, mantido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande – MS.

Logo que fiquei sabendo das atividades desenvolvidas por esse projeto me interessei em fazer parte por vários motivos. Primeiramente devido a credibilidade e conceito adquirido em nossa cidade, me ajudaram a ter confiança na seriedade do curso. Depois devido a possibilidade de conhecer um mundo novo e atual que é a informática, principalmente a internet. E por ultimo em razão do grande numero de jovens exercendo uma atividade de voluntariado, ensinando pessoas como eu a mexer no computador sob a orientação e acompanhamento de um professor.

Por vezes ficava imaginando como seria maravilhoso poder me comunicar com pessoas do mundo inteiro e das oportunidades de crescimento que isso me proporcionaria, além de mudanças em relação a minha maneira de ser e de ver a vida. Isto tudo o projeto me fez alcançar. Faço parte do projeto há três anos e estou adorando, pois foram vários os momentos emocionantes e de aprendizado que eu vivi.

Um desses momentos que eu posso destacar foi a primeira vez que operei sozinha o computador enviando e recebendo e-mails. Nem acreditava que aquilo era possível. Não posso deixar de citar também a emoção de saber que o projeto, que no inicio era uma pequena sementinha e que agora estava sendo reconhecido e ganhando vários prêmios nacionais de excelência. Me sinto muito orgulhosa.

Antes de eu entrar no projeto eu não tinha noção sequer da revolução tecnológica que vem acontecendo nos vários setores da sociedade. Fiquei surpresa de como é possível a aproximação das pessoas, mesmo estando distantes, através da internet. Parece que todos se conhecem e eu posso até me comunicar com outras pessoas do outro lado do país, o qual faço todos os dias de aula sempre que o meu monitor autoriza.

Depois desse projeto me sinto mais alegre e feliz pelas amizades que fiz na escola e pelo Brasil a fora e também pelo conhecimento que adquiri. Hoje a minha curiosidade despertou para que eu conheça mais sobre informática.”


Rosa Conceição da Silva Ribeiro, 70 anos, aluna da terceira idade, Campo Grande-MS, 2007.

Depoimento espontâneo 11

“Faço parte do Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” há quatro anos e com isso me sinto novamente reintegrada à sociedade. Conheci o projeto durante uma conversa com uma professora. Amiga da família a muito tempo ela me falou do projeto que eu já tinha ouvido falar e me disse que era muito importante eu participar pois com certeza iria gostar porque era a minha cara.

Fiquei animada e fui na escola conhecer detalhes sobre o projeto, fiquei muito apaixonada que, até hoje nas férias eu sinto uma imensa falta das aulas. Eu, particularmente, me sinto muito feliz em todas as atividades que o projeto proporciona, tenho tido momentos inesquecíveis, fiz muitos amigos, que alguns deles até já freqüentam a minha casa, inclusive meu marido gosta muito deles.

Antes do projeto eu era uma pessoa depressiva, não saía muito de casa e era muito nervosa e irritadiça. Atualmente sou uma pessoa de bem com a vida, sou muito alegre quando estou fora ou na companhia de outras pessoas. Aprendi a gostar de gente graças ao projeto e cada dia que nasce eu agradeço a Deus pelos meus amigos, pelos jovens monitores que incansavelmente demonstram carinho e dedicação para conosco.

Eu era uma pessoa completamente ignorante a respeito de informática, pois via meus netos digitando e tudo o mais no computador e ficava pensando: “Ah! Se eu fosse mais jovem iria aprender a mexer nessa coisa!”. Hoje, graças a esse projeto eu já não sou completamente alheia à computação, sei entrar na internet, digitar, além de fazer uma coisa que estou amando cada dia mais, que é ajudar os meus netos nos trabalhos da escola.

Já pedi um computador ao meu marido, e assim que a situação melhorar vou ganhá-lo, sei que às vezes por causa da idade esqueço algumas coisinhas mas sei também que se eu ficar parada em casa, vai ser muito pior, então, quero ir em frente, adquirindo novos conhecimentos. Agradeço ao projeto e aos seus colaboradores tudo o que eles nos proporcionam.”


Derli Teixeira Hollender, 67 anos, aluna da terceira idade, Campo Grande-MS, 2007.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Documentário: Projeto Integrando Gerações



Fonte: ABRAVÍDEO (2005, Brasília-DF)

terça-feira, 1 de abril de 2008

Depoimento espontâneo 10

“O Projeto Integrando Gerações Informática na Terceira Idade é mais do que um projeto social, é uma verdadeira escola, onde você aprende e ensina. Nós, jovens monitores, passamos nosso conhecimento sobre informática aos idosos, estes, em retribuição nos tratam com muito amor e carinho.

Cada jovem orienta um idoso e nessa convivência cria-se um vínculo, uma amizade muito forte. No decorrer do projeto há também a troca de experiências, pois nele estão dois mundos envolvidos: o mundo dos jovens e o mundo dos idosos. Cada qual tem sua maneira de viver e de observar o lugar e as pessoas que os cercam. Com o vínculo criado fica mais fácil expor suas idéias e suas experiências de vida, trazendo tanto para jovens quanto para idosos um conhecimento que será útil para toda a vida.

Eu mesma já tive um rico aprendizado com a minha aluna, que me está sendo muito útil em vários momentos. Estava com problemas em casa, não tinha paciência com meus pais, ela me deu um forte abraço e sussurrou em meu ouvido: “Tudo o que seus pais fazem é pensando no seu bem.Tenha mais paciência com eles, pois eles te amam”. Isso ficou na minha cabeça e o meu relacionamento com meus pais melhorou muito, fazendo com que eles me apóiem cada vez mais a continuar no projeto.

Depois de entrar para o projeto comecei a ter mais respeito com meus avós. Antes tinha um relacionamento frio com eles, agora sou mais carinhosa e atenciosa. Segundo meus pais, com a participação no projeto meu comportamento dentro de casa melhorou muito. Passei a ser mais obediente e solidária, e assim tenho seu apoio constante e sempre me dão força para seguir em frente no projeto.

Outro fato interessante para se lembrar é como a auto-estima dos idosos melhora. Antes das aulas eles conversam animados, fazem novas amizades, contam histórias e se divertem. Conversando com os idosos percebe-se que todos dizem basicamente a mesma coisa: que o projeto os trouxe de novo à vida, sentiram-se valorizados e reintegrados à sociedade.

E, com isso fico muito orgulhosa de perceber que participo de um projeto de visão que busca reintegrar o idoso à sociedade e conscientizar o jovem da sua importância nessa ação social.”


Camila Dourado, 16 anos, monitora de informática, Campo Grande-MS, 2007.

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total