terça-feira, 1 de abril de 2008

Depoimento espontâneo 10

“O Projeto Integrando Gerações Informática na Terceira Idade é mais do que um projeto social, é uma verdadeira escola, onde você aprende e ensina. Nós, jovens monitores, passamos nosso conhecimento sobre informática aos idosos, estes, em retribuição nos tratam com muito amor e carinho.

Cada jovem orienta um idoso e nessa convivência cria-se um vínculo, uma amizade muito forte. No decorrer do projeto há também a troca de experiências, pois nele estão dois mundos envolvidos: o mundo dos jovens e o mundo dos idosos. Cada qual tem sua maneira de viver e de observar o lugar e as pessoas que os cercam. Com o vínculo criado fica mais fácil expor suas idéias e suas experiências de vida, trazendo tanto para jovens quanto para idosos um conhecimento que será útil para toda a vida.

Eu mesma já tive um rico aprendizado com a minha aluna, que me está sendo muito útil em vários momentos. Estava com problemas em casa, não tinha paciência com meus pais, ela me deu um forte abraço e sussurrou em meu ouvido: “Tudo o que seus pais fazem é pensando no seu bem.Tenha mais paciência com eles, pois eles te amam”. Isso ficou na minha cabeça e o meu relacionamento com meus pais melhorou muito, fazendo com que eles me apóiem cada vez mais a continuar no projeto.

Depois de entrar para o projeto comecei a ter mais respeito com meus avós. Antes tinha um relacionamento frio com eles, agora sou mais carinhosa e atenciosa. Segundo meus pais, com a participação no projeto meu comportamento dentro de casa melhorou muito. Passei a ser mais obediente e solidária, e assim tenho seu apoio constante e sempre me dão força para seguir em frente no projeto.

Outro fato interessante para se lembrar é como a auto-estima dos idosos melhora. Antes das aulas eles conversam animados, fazem novas amizades, contam histórias e se divertem. Conversando com os idosos percebe-se que todos dizem basicamente a mesma coisa: que o projeto os trouxe de novo à vida, sentiram-se valorizados e reintegrados à sociedade.

E, com isso fico muito orgulhosa de perceber que participo de um projeto de visão que busca reintegrar o idoso à sociedade e conscientizar o jovem da sua importância nessa ação social.”


Camila Dourado, 16 anos, monitora de informática, Campo Grande-MS, 2007.

0 comentários:

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total