quarta-feira, 9 de julho de 2008

Depoimento espontâneo 19

“Viver com qualidade é o melhor caminho para aqueles que sabem a importância de amadurecer com consciência.”

Quando a equipe pioneira do Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” criou esse pensamento para o I Seminário Estadual do Idoso, em 2003 (no Mato Grosso DO SUL), não sabia ainda que ficaria na memória e na história da sociedade brasileira.

A “valorização do envelhecer” deveria ser preocupação de todos, principalmente daqueles que governam nosso país.

Através da parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, acreditamos que é plenamente possível minimizar ou amenizar os dissabores, o constrangimento dos mais idosos nos sistemas de facilitação, como bancos, comércio, auto-atendimento e outros sistemas tecnológicos.

Os jovens têm o direito de aprender a discernir, criticar e avaliar as informações, para adaptarem-se ao mundo. Promover a integração da juventude com pessoas mais experientes é uma dádiva. Nós conseguimos esse “milagre”: o interagir de gerações, o agir de sentimentos, o entender dos relacionamentos, o “tocar” e o “trocar” de mãos, idéias e corações.

O Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” atingiu seu objetivo quando conseguiu entender que não se ligam máquinas, mas sim interligam-se emoções.
Hoje é sucesso, porque unimos a força da juventude com as experiências de professores, coordenadores e dos idosos, os alunos do projeto. Juntar a um só tempo o que o tempo criou como estigma, foi o portal para a realização.

Através da criatividade e da dedicação do professor Francesco, a nossa instituição entrega aos idosos uma equipe de alunos monitores, jovens sensíveis aos problemas sociais, atuando como voluntários e exercitando a cidadania.

Eis o nosso segredo, a nossa química: unir as duas pontas da meada. De um lado, o domínio do novo – a informática – o conhecimento de nossos jovens; de outro lado, o domínio sobre a vida – a experiência na caminhada – nossos idosos; no meio, uma mente brilhante de um professor colocada em prática, consolidada por mãos apontando apenas uma direção: o “clicar” em novos horizontes.

Em 2003, o Projeto Integrando Gerações adquiriu dimensões maiores e atravessou as fronteiras da “escola” para galgar outros terrenos. Sediou o I Seminário Estadual do Estatuto do Idoso (MS), graças ao reconhecimento e conhecimento do conteúdo sério e digno de respeito social direcionado pelo projeto. No mesmo ano, a instituição recebe o Certificado e o Selo “Escola Solidária” do Instituto Brasil Voluntário, órgão vinculado ao Ministério da Educação e Cultura do Governo Federal por apoiar causas de caráter voluntário.

Agradeço a Deus por este momento ímpar de nossa história e, em nome das instituições MACE e UNIDERP, agradecer ao Banco Real e a parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Quando temos um sonho e o praticamos, ele torna-se realidade. Aqui estamos, com orgulho, recebendo o prêmio da 6ª edição do Concurso Talentos da Maturidade – Categoria Programas Exemplares 2004, sem deixar de dizer que chegamos a esse patamar de glória, não por nós, mas sim por sermos agraciados com as primícias do amor de Deus, capacitando a mente do professor Francesco, que sensibilizou a minha capacidade de compreensão profissional e que tocou com seu sopro de bondade o coração dos nossos jovens monitores, para que o projeto se consolidasse, virasse semente fértil e germinasse forte, assim como sempre foi o ciclo da vida. Obrigada!"


Discurso (não proferido) da Profª Reni Domingos dos Santos, Diretora Pedagógica da Moderna Associação Campo-grandense de Ensino (MACE), 2004, por ocasião do recebimento do Prêmio Talentos da Maturidade.

P.S.: Este discurso não chegou a ser proferido porque a professora decidiu que quem deveria receber o prêmio seria o idealizador e autor do projeto. E assim o foi.


Clique aqui!

"Comunidade Oficial Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"

0 comentários:

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total