quinta-feira, 31 de março de 2011

Depoimento espontâneo 35!

“Conheci o projeto no ano de 2005, através de um convite, feito por uma coordenadora da escola que o desenvolve. Iniciei as aulas por acreditar que eu ainda teria uma oportunidade de começar uma vida nova apesar dos meus sessenta e oito anos de vida.

Comecei sem saber nada, nem mesmo ligar e desligar o computador. Na minha primeira aula fiquei muito nervosa e imaginei que não iria conseguir nada, que não iria aprender, até pensei em desistir do curso. Conversei então com o professor e comentei-lhe sobre as minhas dificuldades e ele me confortou dizendo que não era pra eu desistir porque no início todos têm as mesmas limitações, que era assim mesmo. Ele me deu muita força e segui em frente.

Lá pela metade do ano letivo fiquei muito contente quando percebi que as dificuldades anteriores naturalmente se dissiparam, eu já sabia ligar e desligar o computador, digitar textos, procurar figuras e navegar na internet. Para mim é uma conquista e emoção muito grandes, e até hoje não acredito que consigo fazer tudo isso.

Antes de eu conhecer o projeto, era uma pessoa muito tímida, calada e extremamente fechada a novas amizades. Com o passar do tempo, tenho melhorado muito com relação ao meu jeito de ser.

O contato e a ajuda dos monitores me favoreceram a tudo isso. Desde o começo tenho tido um relacionamento maravilhoso, ensinam-me com muito carinho, dedicação e paciência, em razão disso, por me sentir valorizada e estar aprendendo algo novo e desafiador é que a minha vida tem mudado muito depois do projeto.

Hoje vejo as coisas sob uma nova perspectiva, mais otimista e com esperança. Lá eu conheci muitos colegas e pude fazer boas, novas e grandes amizades.

Agradeço muito por essa bela oportunidade que Deus me deu. Espero continuar participando por mais algum tempo pois ainda falta muito o que aprender.

Essa minha felicidade em pertencer ao Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” acontece devido ao fato de na minha juventude não ter tido a oportunidade de estudar em uma escola boa, pois morava no sítio onde naquela época o ensino era muito fraco. Só aprendi o necessário para não ser completamente analfabeta. Antigamente quem sabia ler um pouco e escrever o próprio nome era considerada uma pessoa completa, o importante era ser uma pessoa que soubesse basicamente cuidar da casa, cozinhar e costurar. Então, a minha vida foi de bastante trabalho e pouco estudo, mas este mesmo sendo pouco, foi muito bem aproveitado.

No projeto, estou me realizando, inclusive alguns sonhos, pois o meu desejo sempre foi ter algum contato manual com o computador e também aprender informática. Que Deus continue abençoando o meu professor, a minha monitora querida e ao projeto como um todo.”

Antonia Arruda de Souza, 69 anos, aluna da terceira idade, Campo Grande-MS, 2007.

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total