segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Depoimento espontâneo 21

Ao cumprimentá-los, manifesto a imensa satisfação da comunidade acadêmica da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP em participar do inovador Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade”, juntamente com “essa instituição” e a Prefeitura Municipal de Campo Grande.

A projeção em âmbito nacional que o mencionado Projeto alcançou, com a conquista, em 2004, do Prêmio Talentos da Maturidade – 6ª edição/Categoria Programas Exemplares, destacando-se, em 2005, a sua posição de “Vencedor” no Prêmio de Tecnologia Social 2005, seguramente é o passaporte para o justo reconhecimento da ação desenvolvida em prol da Terceira Idade da comunidade sul-matogrossense participando do Prêmio ODM Brasil 2005.

A solidariedade e a responsabilidade social têm norteado as ações desse projeto que busca estimular o convívio dos jovens estudantes com os idosos da sua comunidade, auxiliando-os na descoberta de potenciais e re-elaboração de projetos de vida, reforçando a promoção de um envelhecimento saudável, com a valorização da autonomia na terceira idade e integração social.

Trata-se de um encontro de gerações, no qual os idosos têm descoberto um mundo novo, enquanto os jovens orgulham-se da sua participação ativa, potencializado por uma sistemática de atividades inter-geracionais em que se fomenta a co-educação.

Pedro Chaves dos Santos Filho, Chanceler (Ex-Reitor) da UNIDERP, Campo Grande-MS, 2005. Trecho da Carta de Referência datada de 07/11/2005

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Citação 01

O Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade", tem sido citado em diversas publicações relacionadas ao terceiro setor.

Então, além dos depoimentos, você passa a encontrar a partir de agora, a seção "Citações", pois o projeto é referência nacional no que diz respeito ao voluntariado juvenil e o ensino de informática para os idosos.

Veja abaixo o artigo publicado em uma revista altamente conceituada e especializada no assunto Voluntariado: (ver artigo à pagina 2)

Clique aqui para ler o Artigo Vovô Digital


Fonte: Revista Filantropia - Responsabilidade Social & Terceiro Setor, Edição 35, São Paulo, Brasil, 2008, editada pelo Centro de Voluntariado de São Paulo.

Depoimento espontâneo 20

“O Projeto Integrando Gerações Informática na Terceira Idade, para mim não só beneficia os idosos, como também os jovens e todas as outras pessoas que “trabalham” nesse programa de voluntariado, pois isso faz com que nós nos tornemos pessoas melhores interiormente, e além disso reforça o nosso aprendizado, quando o ensinamos para os idosos. Esse projeto além de integrar gerações também deixa um laço de carinho muito grande entre os monitores (jovens) e os alunos (idosos), como eu tenho com a minha aluna. Somos tão ligadas que eu a considero como minha avó, tanto é que eu até passei um natal (25/12/2005) em sua casa, e levei-lhe uma pequena lembrança, um vaso de flor, mas ela me deu um presente muito maior, a sua alegria de me ver, me chamando de minha menina, dizendo “não acredito que minha filhinha veio me ver, ai que bom que minha menina lembrou de mim”, e isso me deixou profundamente feliz, por descobrir que o carinho que ela sentia por mim era muito grande. Esse projeto proporciona relações gigantescas, tanto que eu não há considero apenas como minha aluna, e sim como minha avó, como eu já afirmei: não tenho apenas um carinho por ela, eu tenho um grande amor. Desenvolvo um papel de monitora no projeto, no qual eu participo desde quando eu entrei nessa “escola”, quando ainda cursava a sexta série (atual 7º.ano), e hoje eu estou no Ensino Médio. Apesar de parecer um pequeno espaço de tempo, esses anos em que participo do projeto, já evoluí muito como pessoa. Sinto a cada ano que passa mais vontade de continuar, pois a única vez em que eu faltei ao projeto, foi por motivo de doença, a minha aluna (Dona G.) ligou-me preocupada, pois queria saber o que tinha acontecido comigo. Meu grande incentivo de sempre estar presente às aulas do Projeto é saber que lá eu não encontrarei apenas o professor, os monitores e os alunos, é saber que lá eu encontrarei sempre uma grande família. A grande importância que esse projeto tem é a participação do jovem, pois é possível a integração da juventude com a turma da terceira idade, como o próprio nome do projeto diz: Projeto Integrando Gerações, Informática na Terceira Idade.”

Deise Lopes Coelho, 15 anos, monitora-mor, Campo Grande-MS, 2007.

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total