segunda-feira, 22 de março de 2010

Depoimento espontâneo 32!

“Muitas vezes, nós jovens nos sentimos perdidos diante da vida pois não somos adultos o suficiente para assumirmos grandes responsabilidades, mas não podemos mais ter atitudes de criança.

Sabemos também que as pessoas quando chegam a “melhor idade”, enfrentam preconceitos quanto a sua capacidade de realizações, é como se tornassem incapazes.

Graças ao Projeto Integrando Gerações – Informática na Terceira Idade, podemos repassar parte do nosso conhecimento, nos dando mais responsabilidade e valor; e também aprender com os idosos, pois eles possuem uma sabedoria muito grande, repassam isso para nós, mesmo tendo pouca escolaridade, eles são muito inteligentes.

Quando iniciei no projeto, não imaginei que eles fossem tão ágeis e espertos.

Confesso que no início não sabia se conseguiria ensinar, porém foi mais fácil do que eu imaginava. Contei com a ajuda dos monitores-mor e do professor que criou o projeto.

Esse programa de voluntariado educativo também nos ajuda a ter mais paciência, nos comunicarmos melhor, ter espírito de liderança e nos incentiva a aprender cada vez mais para repassar esse conhecimento.

Com o tempo os idosos viraram não só nossos alunos mais também amigos, amigos que se preocupam com o nosso rendimento escolar, com a nossa vida pessoal, com a nossa saúde e estão presentes em nossas vidas mais do que se imagina.

Em família sou muito mais respeitada em função do Projeto Integrando Gerações pois minha mãe, minha avó, sempre perguntam e se comovem ao me ouvir contar as histórias que acontecem conosco ou as histórias que meus amigos da melhor idade me contam.

As lições de vida, as histórias que eles trazem e nos contam com tanta simplicidade nos fazem abstrair sobre a época em que viviam a sua juventude.

Tenho orgulho de estudar nessa escola onde a vida é valorizada em todos os aspectos.

A iniciativa do nosso professor é um exemplo que levaremos para nossa vida de adulto, para nossa futura profissão. Todos, do mais ilustre ao mais humilde dos homens sempre têm algo muito importante a oferecer, basta abrir o coração, ser um voluntário.”

Lia Beatriz Junqueira Verardo, 16 anos, monitora de informática, Campo Grande-MS, 2007.

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total