sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Citação 02!

(...) Os programas intergeracionais apresentados neste texto (inclui-se o Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade”) deixam evidente que a sociedade brasileira reconhece a importância do tratamento e inclusão do temas das relações intergeracionais na sua agenda social. Contudo, alguns desafios e dificuldades podem ser indicados.

(...) observa-se que a intergeracionalidade ainda é tratado como “tema de segunda classe” e não faz parte do elenco de ações prioritárias das diferentes áreas que compõem a política social. Isso tira a oportunidade de se promover uma convivência harmoniosa entre as gerações e aproveitar as vantagens de tal convivência para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária.

Por outro lado, a existência de programas intergeracionais demonstra que a sociedade brasileira está enfrentando essa lacuna da agenda social. Entretanto, observa-se uma necessidade urgente de sistematização de informações acerca de projetos, programas e ações intergeracionais, bem como de processos de avaliação para que se possa empreender a discussão e a reflexão científica necessárias ao fortalecimento do debate político e à ampliação do espaço das relações intergeracionais na agenda social, indispensável à construção de uma “sociedade para todas as idades”.


Trecho do artigo:
Os programas intergeracionais desenvolvidos no Brasil veiculado na Revista Enlace em red MI, publicação do Instituto de Mayores y Servicios Sociales - (IMSERSO) // Madrid - España, julho de 2009, págs. 22 e 23.

Texto de Izabel Lima Pessoa [Doutora em Política Social e Mestre em Desenvolvimento Sustentável, Analista em Ciência e Tecnologia da Fundação Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Política Social do Centro de Estudos Avançados da Universidade de Brasília (NEPPOS/CEAM/UnB)].

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total