quarta-feira, 9 de julho de 2008

Depoimento espontâneo 19

“Viver com qualidade é o melhor caminho para aqueles que sabem a importância de amadurecer com consciência.”

Quando a equipe pioneira do Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” criou esse pensamento para o I Seminário Estadual do Idoso, em 2003 (no Mato Grosso DO SUL), não sabia ainda que ficaria na memória e na história da sociedade brasileira.

A “valorização do envelhecer” deveria ser preocupação de todos, principalmente daqueles que governam nosso país.

Através da parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, acreditamos que é plenamente possível minimizar ou amenizar os dissabores, o constrangimento dos mais idosos nos sistemas de facilitação, como bancos, comércio, auto-atendimento e outros sistemas tecnológicos.

Os jovens têm o direito de aprender a discernir, criticar e avaliar as informações, para adaptarem-se ao mundo. Promover a integração da juventude com pessoas mais experientes é uma dádiva. Nós conseguimos esse “milagre”: o interagir de gerações, o agir de sentimentos, o entender dos relacionamentos, o “tocar” e o “trocar” de mãos, idéias e corações.

O Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” atingiu seu objetivo quando conseguiu entender que não se ligam máquinas, mas sim interligam-se emoções.
Hoje é sucesso, porque unimos a força da juventude com as experiências de professores, coordenadores e dos idosos, os alunos do projeto. Juntar a um só tempo o que o tempo criou como estigma, foi o portal para a realização.

Através da criatividade e da dedicação do professor Francesco, a nossa instituição entrega aos idosos uma equipe de alunos monitores, jovens sensíveis aos problemas sociais, atuando como voluntários e exercitando a cidadania.

Eis o nosso segredo, a nossa química: unir as duas pontas da meada. De um lado, o domínio do novo – a informática – o conhecimento de nossos jovens; de outro lado, o domínio sobre a vida – a experiência na caminhada – nossos idosos; no meio, uma mente brilhante de um professor colocada em prática, consolidada por mãos apontando apenas uma direção: o “clicar” em novos horizontes.

Em 2003, o Projeto Integrando Gerações adquiriu dimensões maiores e atravessou as fronteiras da “escola” para galgar outros terrenos. Sediou o I Seminário Estadual do Estatuto do Idoso (MS), graças ao reconhecimento e conhecimento do conteúdo sério e digno de respeito social direcionado pelo projeto. No mesmo ano, a instituição recebe o Certificado e o Selo “Escola Solidária” do Instituto Brasil Voluntário, órgão vinculado ao Ministério da Educação e Cultura do Governo Federal por apoiar causas de caráter voluntário.

Agradeço a Deus por este momento ímpar de nossa história e, em nome das instituições MACE e UNIDERP, agradecer ao Banco Real e a parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Quando temos um sonho e o praticamos, ele torna-se realidade. Aqui estamos, com orgulho, recebendo o prêmio da 6ª edição do Concurso Talentos da Maturidade – Categoria Programas Exemplares 2004, sem deixar de dizer que chegamos a esse patamar de glória, não por nós, mas sim por sermos agraciados com as primícias do amor de Deus, capacitando a mente do professor Francesco, que sensibilizou a minha capacidade de compreensão profissional e que tocou com seu sopro de bondade o coração dos nossos jovens monitores, para que o projeto se consolidasse, virasse semente fértil e germinasse forte, assim como sempre foi o ciclo da vida. Obrigada!"


Discurso (não proferido) da Profª Reni Domingos dos Santos, Diretora Pedagógica da Moderna Associação Campo-grandense de Ensino (MACE), 2004, por ocasião do recebimento do Prêmio Talentos da Maturidade.

P.S.: Este discurso não chegou a ser proferido porque a professora decidiu que quem deveria receber o prêmio seria o idealizador e autor do projeto. E assim o foi.


Clique aqui!

"Comunidade Oficial Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"

sábado, 5 de julho de 2008

Depoimento espontâneo 18

“Sabe-se que um projeto como esse nasce na mente de alguém que possui um ideal solidário, capaz de fazer valer suas boas intenções e projetar no coração de seus semelhantes tudo aquilo que ele guarda de melhor dentro de si: seu amor, seu carinho, seus conhecimentos, suas experiências, seu espírito altruísta, enfim, tudo o que de melhor e mais valioso envolve seu ser.

Desde que me senti adulta, ingressei-me nas fileiras daqueles que corajosamente lutam no campo da educação no Brasil, e uma vez completando o tempo de minha carreira profissional, não poderia permanecer parada à margem da vida, alheia aos acontecimentos inerentes a minha profissão principal.

Foi assim que imediatamente procurei algo que viesse completar o vazio que me restou, preencher o meu dia-a-dia e não apenas sentir o peso das contradições e contratempos que a vida naturalmente nos oferece. Tudo tem sua hora certa.

Através de uma conversa com minha irmã, Maria, tomei conhecimento da existência do Centro de Convivência do Idoso, e através deste, soube que desde o ano de 2001, foi criado o Projeto Integrando Gerações, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Grande (MS) e uma escola de ensino regular.

Para tudo que existe, há sempre um idealizador para iluminar o caminho dos demais que vêm em seu encalço. O mérito de tudo isso, devemos à pessoa do nosso ilustre professor de informática, autor do referido projeto. Quero lhe congratular em nome de todos os alunos da terceira idade que, testemunhando sua determinação e força de vontade, fez nascer e crescer no coração de cada um a semente da renovação e transformação interior, mediante o contato direto com o computador, até então considerados por muitos “um bicho de sete cabeças”. O computador é fantástico mas é o “homem” quem deve dominá-lo.

O nosso professor de informática propiciou ao grupo da terceira idade, alunos do projeto, a oportunidade de participar de uma das grandes invenções do homem, dando-lhes incentivo para viver mais intensamente. Esse projeto veio revitalizar e restaurar os ânimos enfraquecidos de muitas pessoas da terceira idade. Todas as atividades e todos os momentos proporcionados no projeto, para mim, são importantíssimos, excelentes, muito válidos para conhecer outras pessoas, fazer novas amizades, trocar experiências, enriquecer nossa mente com novos conhecimentos e aprimorar tudo aquilo que existe em nós.

Através de toda essa conjuntura tornei-me uma pessoa mais feliz, pois existe uma dimensão muito grande entre esse projeto e a vida das pessoas que dele compartilham, quer por parte da equipe de voluntários, quer por parte dos alunos participantes.”

Doracy Paniago Barbosa Miranda, 63 anos, aluna da terceira idade, Campo Grande-MS, 2007.

O conteúdo deste site é de divulgação livre para fins não comerciais. Obriga-se o divulgador a oferecer junto ao conteúdo usado, os links para este site e os devidos créditos.
Conteúdo protegido por:

Creative Commons License

Projeto Integrando Gerações "Informática na Terceira Idade"
by Francesco Edson Nogueira is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://projetointegrandogeracoes.blogspot.com.
 
© copyright 2001-2011 – Projeto Integrando Gerações “Informática na Terceira Idade” por Francesco Edson Nogueira
By Templates Mix Total